Segredos do Chef Guzela — 27 August 2012

Você deve gostar de pizza, certo? Por isso, já deve conhecer bem o orégano. Mas hoje quero convidar você a conhecer melhor essa erva e gostaria de sugerir que ao invés de comprar sua erva seca, plante um pequeno pé de orégano em casa! Se você não tem espaço, plante em um vasinho! Ele pega bem, precisa de um pouco de luz indireta e uma terra ligeiramente úmida. Tenho certeza que não só suas pizzas, mas todos seus pratos com orégano irão ficar mais gostosos!

Mas por quê usar orégano na cozinha?

Além de sua fragrância bastante marcante, que lembra um pouco madeira, o orégano faz muito bem pra saúde! Pra começar, vamos citar uma pesquisa que foi publicada esse ano, em abril, que diz que o orégano pode ser a mais nova arma contra o câncer de próstata! Pois é, o orégano possui uma substância chamada carvacrol que ajuda a combater esse tipo de enfermidade.

Além disso, ele é ótimo estimulante para o estomago, especialmente nos casos de perda do apetite, dificuldade de digestão ou gases. Também é carminativo, antiespasmódico, expectorante, especialmente nos casos de bronquite ou asma; antisséptico; diurético; sudorífico, eliminando as toxinas do organismo, e também é muito usado contra anemia. É muito bom também contra a insônia, o estresse, cansaço nervoso, exaltações febris, e em seu uso externo alivia dores reumáticas  e articulares como também para combater a celulite.

Para as mulheres, além dos benefícios acima, ele ajuda a amenizar os sintomas do ciclo menstrual, como cólicas, dores de cabeça e a retenção de líquido, além de ser um ótimo antioxidante, combatendo não só o câncer de próstata, mas outros tipos também!

E na comida, como vou usar o orégano? Pelo seu sabor pronunciado, ele combina bem com alguns tipos de carne como a bovina, a carne suína e a carne de frango. Mas experimente colocar um pouco de orégano fresco em um molho de tomates ou mesmo em um macarrão à bolonhesa pra ver o resultado! Como o orégano é uma erva de longo cozimento, você pode adicionar à sopas, caldos e carnes cozidas por longo tempo na pressão, por exemplo! Se você for usar a erva seca, cuidado, ela é cinco vezes, isso mesmo CINCO VEZES mais forte em sabor e perfume do que a fresca! Por isso, use menos!

Outra dica, para dar um perfume mais gostoso ao seu feijão, junto com um pouco de cebola e alho, coloque um pouco de orégano para temperar, você vai dar um sabor inigualável ao seu feijão e as pessoas não vão saber o que foi colocado lá! Guarde esse segredo pra você, pra fazer o melhor feijão que eles já experimentaram!

Tenho usado muito o orégano em projetos de gastronomia hospitalar, pelo bem que ele pode fazer às pessoas. Comece você também uma alimentação preventiva!

chefguzela

Formado em Turismo pela Universidade Positivo, o Chef é especialista em Gastronomia pela mesma universidade. Foi um dos finalistas no concurso “Chef Revelação” do 1° Premio Bom Gourmet, promovido pela Gazeta do Povo no estado do Paraná em 2010. Desde 2007 faz parte da Federazione Italiana Cuochi, a única federação chancelada para representar a legitima cozinha italiana pelo mundo. Trabalha como consultor para empreendimentos gastronômicos e é professor de gastronomia na Universidade Positivo e em outras faculdades do Paraná. Visite e conheça um pouco sobre o Chef.


Attraktiva
Dimensão Design
Hot Chicken
Andrea Schmitt

Artigos relacionados

Share

(0) Sem comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*


1 + 1 =

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>